Horário: Das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Museu de Lamego

Largo de Camões 5100-147 Lamego

Em Ano Europeu da Juventude, os Monumentos do Vale do Varosa associam-se às celebrações do Dia Internacional da Juventude, assinalada por todos os museus e monumentos afetos à Direção Regional de Cultura do Norte, com a oferta da entrada gratuita aos jovens entre os 12 e 29 anos, no dia 12 de agosto.

O Dia Internacional de Juventude é celebrado no dia 12 de agosto desde 1999, depois da resolução 54/120 da Assembleia Geral das Nações Unidas que endossou as recomendações feitas pela Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude que decorreu em Lisboa entre 8 e 12 de agosto de 1998.

Esta data constitui uma oportunidade para assinalar a visão da população jovem sobre as questões e as suas iniciativas. Atualmente, os jovens têm um papel crucial na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O mundo tem testemunhado a mobilização, sem precedentes, das pessoas jovens em todo o mundo, o que demonstra o enorme potencial que possuem para responsabilizar decisores.

O tema escolhido pelas Nações Unidas para 2022, «Solidariedade Intergeracional: criar um mundo para todas as idades», pretende chamar a atenção para o potencial que todas as gerações têm para a promoção de relações e parcerias intergeracionais bem-sucedidas e equitativas por forma a garantir que «ninguém seja deixado para trás».

Considerando a importância do tema, e pretendendo a Direção Regional de Cultura do Norte associar-se à celebração desta efeméride, em especial no Ano Europeu da Juventude, será concedida entrada gratuita a todos os jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 29 anos de idade, nos museus, monumentos e demais equipamentos culturais sob gestão da DRCN, no dia 12 agosto 2022.