Horário: Das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Museu de Lamego

Largo de Camões 5100-147 Lamego

Visitar

Horários

Abertura ao público (1) 

De terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Sábado e domingo, das 10h00 às 13h00. (*)

[Devido aos constrangimentos motivados pelo contexto atual de pandemia causada pela COVID-19, desde o dia 1 de julho de 2020, apenas é possível visitar a Capela de São Pedro de Balsemão e o Convento de Santo António de Ferreirim, mediante marcação prévia.]

Encerra nos dias(2)

– Segunda-feira

– Terca-feira de manhã [apenas o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas]

– 1 de janeiro

– 1 de maio

– Domingo de Páscoa

– Feriado Municipal de Lamego (8 de setembro, no caso da Capela de São Pedro de Balsemão e Convento de Santo António de Ferreirim) e Feriado Municipal de Tarouca (29 de setembro, no caso dos Mosteiros de São João de Tarouca e Santa Maria de Salzedas)

– Dia de Natal (25 de dezembro)

(1) Mediante contacto prévio, se justificável e de acordo com disponibilidade do serviço, é possível marcar visitas guiadas aos monumentos Vale do Varosa fora do horário oficial de abertura ao público.

 (2) Os períodos de encerramento não se aplicam às visitas às igrejas dos mosteiros, da responsabilidade das respetivas paróquias. As normas não se aplicam também à Torre Fortificada de Ucanha, visitável todo o ano.

(*) Atualização COVID-19 | Atendendo ao disposto no Artigo 3.º do Decreto nº. 8/2020 de 8 de novembro, o qual determina a proibição de circulação na via pública, aos sábados e domingos no período compreendido entre as 13h00 e as 05h00, informamos que o funcionamento de todos os monumentos será limitado ao horário entre as 10h00 e as 13h00, acontecendo a última entrada de visitantes até às 12h30.

Visitas Guiadas

O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, a Ponte Fortificada de Ucanha e o Mosteiro de São João de Tarouca integram um dos percursos de visita do projeto “Vale do Varosa”, assim como a Capela de São Pedro de Balsemão e o Convento de Santo António de Ferreirim.

Para todos os espaços, qualquer visita guiada exige marcação prévia, através do endereço de e-mail valedovarosa.visitar@culturanorte.gov.pt

Normas de Visita

Visita livre

O modo geral de visita é livre, sem visita guiada.

[Devido aos constrangimentos motivados pelo contexto atual de pandemia causada pela COVID-19, desde o dia 1 de julho de 2020, apenas é possível visitar a Capela de São Pedro de Balsemão e o Convento de Santo António de Ferreirim, mediante marcação prévia.]

Visitas orientadas

O serviço de visitas orientadas estará disponível apenas para grupos até ao máximo de 6 pessoas, incluindo o guia, e subordinada a marcação prévia. Para todos os espaços, qualquer visita guiada exige marcação prévia, através do endereço de e-mail valedovarosa.visitar@culturanorte.gov.pt

Interdições

Durante a visita e enquanto no interior do edifício não é permitido fotografar ou filmar com recurso a tripé ou iluminação artificial, fumar ou ingerir alimentos.

Recomendações | COVID-19

Respeitando as orientações gerais da Direção Geral de Saúde e as normas específicas determinadas para o conjunto de monumentos do Vale do Varosa, os visitantes devem cumprir as regras de distanciamento social (distância mínima de dois metros lineares para qualquer pessoa que não seja sua convivente) e de etiqueta respiratória, sendo obrigatório o uso de máscara.

Atualização | COVID-19

“Cuidar de si, é cuidar de todos”

(Direção-Geral da Saúde)