Horário: Das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

OIKOS – A Casa Comum #7 | “Os espumantes da casa” nas Jornadas Europeias do Património 

Convento de Santo António de Ferreirim, 24 de setembro, 16h00

OIKOS – A Casa Comum está de regresso ao Convento de Santo António de Ferreirim, dia 24 de setembro, pelas 16h00, para promover o 7.º Fórum de discussão sobre Património e Sustentabilidade. Em jeito de celebração do Património e do Vinho, o tema da conversa debruçar-se-á sobre «Os espumantes da casa», como não poderia deixar de ser, numa altura que a paisagem dos vales irrigados pelos rios Távora e Varosa é dominada pelas vindimas destinadas à produção dos afamados vinhos espumantes.

Num formato diverso em relação às anteriores edições de OIKOS – A Casa Comum, que dá expressão à sua vocação inicial, de envolvimento ativo da comunidade e desenvolvimento de uma rede de coparticipação, o 7.º Fórum tem como parceiro a Comissão Vitivinícola da Região de Távora-Varosa que organizou um painel dos seguintes oradores convidados, desafiados a partilharem a sua visão sobre o Terroir do Távora-Varosa e os desafios da Sustentabilidade; João Rebelo (professor da UTAD), Júlio Pedrosa (vitivinicultor da Casa de Vinhago), Miguel Duarte (Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego)  e Edgardo Pacheco (Jornal Público), com  José Pinto (vereador das Atividades Económicas e Urbanismo da Câmara Municipal de Lamego), na moderação.

Dando mote ao posterior debate, haverá uma encenação a cargo do ator João Pereira “O Monge de São Pedro das Águias”, que nos contará a história do local e as origens da produção do vinho espumante na região do Távora-Varosa e a sua relação com os monges de Cister, seguida de uma breve apresentação da Região do Távora Varosa, efetuada pelo Presidente da Comissão Vitivinícola de Távora Varosa, José Pereira.

Para terminar, da melhor forma, haverá espaço para uma prova de vinhos e espumantes de Távora-Varosa, com harmonização gastronómica.

Organizado pelo Museu de Lamego, Monumentos do Vale do Varosa e Município de Lamego, esta edição de OIKOS – A casa comum conta com a parceria da Comissão Vitivinícola da Região de Távora-Varosa e da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego.

PROGRAMA

16h00 – O Monge de São Pedro das Águias

Teatro por João Pereira

16h15 – Apresentação da Região do Távora -Varosa. José Pereira Presidente da Comissão Vitivinícola do Távora Varosa

16h30 – O terroir do Távoa-Varosa: desafios de sustentabilidade

Mesa-redonda com a moderação de José Pinto, Vereador das Atividades Económicas e Urbanismo da Câmara Municipal de Lamego

Participam:

João Rebelo, Universidade de Trás-os-Montes | A economia

Júlio Pedrosa, Casa de Vinhago | O produtor

Miguel Duarte, Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego | Enogastronomia

Edgardo Pacheco, Jornal Público – crítica e jornalismo

Prova de vinhos e espumantes de Távora-Varosa, com harmonização gastronómica.

A participação em todas as atividades é gratuita.