Horário: Das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Museu de Lamego

Largo de Camões 5100-147 Lamego

Events

Events

Dia Internacional da Juventude | 12 de agosto

Em Ano Europeu da Juventude, os Monumentos do Vale do Varosa associam-se às celebrações do Dia Internacional da Juventude, assinalada por todos os museus e monumentos afetos à Direção Regional de Cultura do Norte, com a oferta da entrada gratuita aos jovens entre os 12 e 29 anos, no dia 12 de agosto.

O Dia Internacional de Juventude é celebrado no dia 12 de agosto desde 1999, depois da resolução 54/120 da Assembleia Geral das Nações Unidas que endossou as recomendações feitas pela Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude que decorreu em Lisboa entre 8 e 12 de agosto de 1998.

Esta data constitui uma oportunidade para assinalar a visão da população jovem sobre as questões e as suas iniciativas. Atualmente, os jovens têm um papel crucial na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O mundo tem testemunhado a mobilização, sem precedentes, das pessoas jovens em todo o mundo, o que demonstra o enorme potencial que possuem para responsabilizar decisores.

O tema escolhido pelas Nações Unidas para 2022, «Solidariedade Intergeracional: criar um mundo para todas as idades», pretende chamar a atenção para o potencial que todas as gerações têm para a promoção de relações e parcerias intergeracionais bem-sucedidas e equitativas por forma a garantir que «ninguém seja deixado para trás».

Considerando a importância do tema, e pretendendo a Direção Regional de Cultura do Norte associar-se à celebração desta efeméride, em especial no Ano Europeu da Juventude, será concedida entrada gratuita a todos os jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 29 anos de idade, nos museus, monumentos e demais equipamentos culturais sob gestão da DRCN, no dia 12 agosto 2022.

Sangue Novo Veias Antigas apresenta Concerto de Cravo em Ferreirim

Sangue Novo Veias Antigas traz Concerto de Cravo ao Convento de Santo António de Ferreirim

Este sábado, dia 6 de agosto, pelas 18h00, o Convento de Santo António de Ferreirim é o próximo monumento do Vale do Varosa a receber o quinto espetáculo de música do projeto Sangue Novo Veias Antigas.

Um concerto de cravo é a proposta dos alunos da ESART, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, com a apresentação de um reportório singular e eclético de grandes compositores, nomeadamente François Couperin (1668 – 1733), Johann Sebastian Bach (1685 – 1750), Elisabeth Jacquet la Guerre (1665 1729), Ludovico Giustini da Pistoia (1685 – 1743), Girolamo Grescobaldi (1583 – 1643), Domenico Scarlatti (1685 – 1757) e Muzio Clementi (1752 – 1832).

Projeto de educação, criação artística e de mediação cultural, concebido pelo ator João Pereira, Sangue Novo Veias Antigas parte da relação património escola e comunidade e da participação e cocriação em diálogo com o património, em benefício de uma formação ativa, participativa e inclusiva, de ligação do indivíduo ao mundo de forma completa: sensorial, plena e encantatória.

Uma iniciativa organizada pelo Museu de Lamego, Monumentos do Vale do Varosa e o Teatro Solo, com a parceria do Município de Lamego e do Município de Tarouca e com o apoio da Antena 2.

A entrada é livre.

Sangue Novo Veias Antigas traz música e dança à Ponte de Ucanha

Sangue Novo Veias Antigas traz música e dança à Ponte Fortificada de Ucanha

No próximo dia 9 de julho, pelas 18h00, a Ponte Fortificada de Ucanha é o próximo Monumento do Vale do Varosa a receber um espetáculo de música e dança do projeto Sangue Novo Veias Antigas. Ano II, conduzido pela escola Balleteatro.

Com o intuito de promover a criação artística e dar visibilidade a projetos emergentes ligados à dança, música e artes performativas, Sangue Novo Veias Antigas parte do reconhecimento do enorme potencial dos monumentos que integram a rede do Vale do Varosa, como plataforma privilegiada do diálogo entre o passado, presente e futuro, através de práticas artísticas contemporâneas num território de baixa densidade populacional.

Sangue Novo Veias Antigas é uma iniciativa promovida pelo Museu de Lamego | Monumentos do Vale do Varosa e Teatro Solo, em parceria com os municípios de Tarouca e de Lamego e com o apoio da Antena 2.

A entrada é gratuita.