Reabertura do Convento de Santo António de Ferreirim
Património e Clima é o tema escolhido em 2022 para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril).
Os Monumentos do Vale do Varosa associam-se às celebrações, no próximo dia 23 de abril, pelas 17h00, no Convento de Santo António de Ferreirim, numa iniciativa que se destina, igualmente, a assinalar a reabertura desse monumento de forma permanente ao público (de terça a domingo, 10h00-13h00 e 14h00-18h00), após dois anos de acesso condicionado.
No reconhecimento da importância da cultura e do património, material e imaterial, enquanto elementos aglutinadores de reflexão e sensibilização de comunidades e públicos, o programa de reabertura é dedicado à Natureza, num diálogo entre passado e futuro, que convida à construção de uma ação climática mais inclusiva, transformadora e justa.
Fundado em 1525, o Convento de Santo António de Ferreirim pertencia à ordem franciscana. Por esse motivo, é cenário perfeito para uma evocação de São Francisco, proclamado por João Paulo II, em 1999, padroeiro dos amantes da ecologia. Com encenação e interpretação de João Pereira, acompanhamos a leitura do Cantico delle Creature, de Francisco de Assis (1224). Um dos mais belos textos medievais sobre a Natureza, no qual é dada como exemplo de perfeição da obra de Deus. Mas não só: a natureza, também, como espaço de relação com o Homem, de respeito e comunhão.
A leitura do cântico, de acutilante atualidade, propicia a reflexão que terá lugar de seguida, no claustro, sobre património e sustentabilidade, numa visita orientada pelos técnicos da Direção Regional de Cultura do Norte, Artur Alves e Albino Estelita, responsáveis pelo projeto de arquitetura e engenharia da requalificação do claustro e zona envolvente, concluído em 2021, ao abrigo da Operação Norte2020, Vale do Varosa 2, com o apoio do Município de Lamego.
Estarão presentes na sessão de reabertura, a Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e o Presidente do Município de Lamego, Francisco Lopes.
Programa
17h00 – CANTICO DELLE CREATURE, Francisco de Assis
Por João Pereira (Teatro Solo)
18h00 – Visita orientada ao claustro e zona envolvente
Por Artur Alves e Albino Estelita (DRCN)
A entrada é gratuita.