Livro infantil “O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas: as formigas, o gaio e as pedras” inserido no Plano Nacional de Leitura

O livro infantil “O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas: as formigas, o gaio e as pedras” foi inserido no Plano Nacional de Leitura. Trata-se da primeira obra de uma série de publicações infantis previstas no âmbito do projeto Vale do Varosa, cuja certificação por parte do Plano Nacional de Leitura vem agora reconhecer a qualidade literária, pedagógica e histórica deste conto, lançado em outubro de 2011, com textos de José Jorge Letria e ilustrações de Elsa Lé. Mantendo sempre a ilustradora portuense Elsa Lé como ilustradora, a série infantil Vale do Varosa pretende publicar um livro por cada um dos principais monumentos da região, contribuindo assim para a criação de um imaginário individualizado que propicie uma melhor compreensão histórica dos mesmos por parte do público mais jovem. 

Já em fase final de produção, o próximo livro da série infantil Vale do Varosa contará com textos de João Manuel Ribeiro e será dedicado ao Convento de Santo António de Ferreirim, intitulando-se “O anjo do pintor”, cuja história se desenrolará em torno das oito pinturas dos vulgarmente designados “Mestres de Ferreirim”.

Em fase inicial de ilustração, o livro dedicado ao Mosteiro de S. João de Tarouca contará com textos de João Pedro Mésseder, intitulando-se “A história de Frei João da Esperança”,  numa história que nos transporta de volta ao momento da fundação deste mosteiro cisterciense.

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado.