Concerto de homenagem a Vivaldi no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas

No próximo domingo, 8 de julho, o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas é palco do V Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas da Lusofonia com um espetáculo a duas mãos, pelos guitarristas Mário Cardoso e João Teixeira. A partir das 17h00, “Two Guitars Two Emotions” traz Jazz/World Music ao mosteiro, numa iniciativa da Associação de Desenvolvimento – Douro Generation e a Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro, com o apoio do projeto Vale do Varosa.

Em palco um repertório de fusão de diferentes estilos, linguagens e práticas guitarrísticas onde se caminha desde a música antiga até um repertório mais contemporâneo.

Entrada livre.

 

Ficha Técnica: Guitarra: Mário Cardoso | Guitarra: João Teixeira | Direção Artística: Mário Cardoso.

 

Mário Cardoso

Natural de Vila Real iniciou os seus estudos musicais com autodidacta, ingressando posteriormente na Academia de Música de Lamego, onde estudou com o Professor Luís Lapa, concluindo o Curso Básico de Guitarra. Sob a orientação do Professor Doutor Paulo Vaz de Carvalho, concluiu o Curso Complementar de Guitarra Clássica no Conservatório de Música Calouste Gulbenkien – Aveiro. Participou em masterclasses na área da Guitarra e Música de Câmara, com Samuel Guetta, Tomas Camacho, Timothy Walker, Augusto Pacheco e Paulo Vaz de Carvalho, José Carlos Matos e Gonçalo Pereira. Frequentou cursos em diferentes áreas artísticas, com Oliveira Lopes,  José Carlos Sousa, Filipe Mesquita, Cristiana Passerini, Guido Arbonelli, Elio Orio, e Laurent Filipe. Apresenta-se regularmente, um pouco por todo o país, a solo ou integrando várias formações de música de câmara, com Flauta transversal, Violino. Guitarra, Violoncelo e Piano. Tocou a solo no 3.º Concurso e Festival Internacional de Guitarra de Sernancelhe. Licenciado em Educação Musical, Mestre em Pedagogia do Instrumento – Guitarra, sob a orientação de Fernando Ribeiro, é deste 2007, docente do Departamento de Educação Musical da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e deste 2004 docente da Classe de Guitarra do Conservatório de Música e Dança de Bragança. É doutorado pela UTAD sob a orientação do Professor Doutor Levi Leonido.

 

João Teixeira

João Nuno Martins Teixeira, nascido em 1988 começa a tocar Guitarra aos seus 8 anos de idade, por influência do seu pai e avô. Inserido numa família de músicos, envereda pelo estudo de guitarra clássica, acompanhado pelo Professor Mário Cardoso. Desde então, tem vindo a aperfeiçoar a sua técnica também na vertente eléctrica. Concluiu o 5º grau, no qual obteve o nível “With distinction” no curso de guitarra do programa Britânico Associated Board of the Royal Schools of Music da Escola Royal Academy. Também possui o 5º grau completo, concluído no Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro. Em 2008 fez o Masterclasse com o Mestre Miguel Carvalhinho, internacionalmente conhecido e em 2009 com o trompetista, produtor e compositor Laurent Filipe. Continua o estudo de Guitarra Clássica, preparando a finalização do curso complementar, conciliando este com a Licenciatura no novo curso de Música (Bolonha) na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Actualmente é membro do projecto musical Zé-Tó Teixeira, Two Guitar Two Emotions e Crosswords.