“Cister no Douro” disponível em e-book

Depois de “A Faiança Portuguesa de Olaria na Intervenção Arqueológica no Mosteiro de São João de Tarouca” e do “Mosteiro de Santa Maria de Salzedas. Da fundação à extinção” chega agora a vez do catálogo “Cister no Douro” passar a estar também disponível em forma de e-book. De acesso livre a partir de www.museudelamego.gov.pt e www.valedovarosa.gov.pt, o Museu de Lamego e Vale do Varosa continuam a disponibilizar o conhecimento produzido ao longo dos últimos cinco anos, cumprindo mais uma vez o objetivo de chegar ao maior número de pessoas possível.

Tudo começou com uma exposição que queria ser única e que pretendia dar voz à vontade de chamar a atenção para a importância da Ordem de Cister no Douro. Em 2014, uma instalação multimédia, que viria a ser distinguida com o Prémio Reynaldo dos Santos, totalmente sustentada por som e imagem, instalava-se na estação de Metro do Porto da Casa da Música. Em 2015 a opção de divulgar o património cisterciense duriense e de contribuir para a consolidação da sua investigação materializava-se na edição em papel do catálogo “Cister no Douro”. Três anos depois “Cister no Douro” volta a estar em destaque, agora com a sua disponibilização online.

Indo além do convencional formato de catálogo de exposição, esta obra procurou reunir um conjunto diversificado de investigadores que, no todo, contribuíssem para uma visão geral e multifacetada do fenómeno cisterciense na região, à luz do conhecimento atual.

Treze investigadores aceitaram o desafio, construindo um diálogo com e entre os objetos, as ideias, as formas, os textos e contextos, no sentido de (re)construir ruínas e fragmentos, procurando desenhar uma imagem com maior definição do passado, da memória coletiva e do património.

Organizado cronologicamente, em “Cister no Douro” cruzam-se saberes sobre um conjunto de edifícios cistercienses erguidos ainda durante a Idade Média – Santa Maria de Aguiar, São Pedro das Águias, Santa Maria de Salzedas, São João de Tarouca e Santa Maria de Arouca – ou, como no caso de Tabosa, erguido durante a época Moderna.

Download | http://bit.ly/CisterDouro_Download